AISTHE
ISSN 1981-7827

revista da linha de estética
do programa de pós-graduação em filosofia
da universidade federal do rio de janeiro

 
  
      2009
ISSN : 1981-7827
VOLUME III
NUMERO 4. 2009

aristote et le plaisir 'propre' de la tragédie
pierre destrée

figures hybrides dans les métamorphoses d'ovide

hélène casanova robin
tristes ii de ovídio: um pedido a augusto
patrícia prata
controle dos afetos: vícios e virtudes no theatrum sacrum seiscento-setecentista
daniele nunes
uma ontologia da imagem
carla francalanci
a estética neobarroca do poema galáxias de haroldo de campos
rodrigo guimarães
robert burton e a temporalidade como proposta utópica
juliana lopes
os coléricos cômicos
fernando santoro

a poética das emoções

 

 

 

 

 

EDITORIAL

 

 

AISTHE é o periódico da linha de estética do programa de pós-graduação em filosofia da ufrj.  A revista publica semestralmente os trabalhos apresentados no seminário permanente Aisthe, textos de autores convidados e textos submetidos ao conselho editorial. O seu objetivo é abarcar, com os conteúdos dos artigos, diversas perspectivas da estética, da filosofia da arte e da interpretação de obras artísticas. Sua comissão editorial é integrada por todo o corpo docente da linha de pesquisa em estética da ufrj e colaboradores; o conselho editorial é composto por estudiosos renomados internacionalmente.

A versão virtual da revista foi lançada em 2007 e dispõe de elos para os eventos promovidos pela linha de estética: seminários, exposições e congressos; elos para outras publicações virtuais afins e elos para portais de arte e para interfaces com ciências, sempre correlacionados aos textos publicados. A partir de 2008, AISTHE passou a ter também uma versão impressa. Esta edição é vendida a particulares e distribuída gratuitamente aos principais programas de Filosofia e áreas afins, a bibliotecas e periódicos com que faz permuta.

A primeira edição de 2009, número 4, além dos artigos avulsos submetidos ao conselho editorial, recebeu também trabalhos do II Simpósio Internacional OUSIA de Estudos Clássicos: Páthos - A Poética das emoções: realizado no IFCS-UFRJ, 2008; entre os quais o de Pierre Destrée, que sugeriu o tema do simpósio e do volume de 2009 da revista. Foram organizados dois simpósios internacionais em torno do tema das paixões, o do Rio de Janeiro em 2008 e em Louvain em 2009 sobre o paradoxo das emoções negativas. Também publicamos neste número o artigo de Hélène Casanova Robin, apresentado em conferência do seminário AISTHE. O segundo volume de 2009, número 5, continuará a publicação de artigos do Simpósio Páthos e em torno das questões relativas às emoções nas artes. Neste número também inauguramos uma nova seção para encontros interdisciplinares em torno da criação artística, chamada Interfaces AISTHE, com o link para o trabalho anatomia das paixões do grupo de pesquisa em neurociências da UFRJ.

corpo editorial

normas editoriais

english version

próximos números

  NUMERO 5 e 6. 2010

 

 


a poética das emoções
2
envio de artigos até 31/04/10




 

 submissão de artigos

seções

aesthetica

viso
arte no pensamento
mnemozine

revue canadienne d'esthetique
rfe
art21

robert morris

 

hélène casanova robin 12/09/08
jacqueline fabre-serris 06/06/07
seloua luste boulbina 18/04/07
séloua luste boulbina 01/11/06
pierre destrée
18/09/06

seminário aisthe

plastica

andres serrano

 

entre a arte e a ciência
maira fróes
anatomia das paixões

 interfaces aisthe

 

classica

poética de aristóteles

 

III simpósio internacional ousia
de estudos clássicos :
physis: o conceito de natureza na antiguidade
31/05/10 a 3/06/10 no ifcs

postes humanos
exposição fotografica
de michelle gloria

agenda

media

transeuropéennes
cronópios

 

05/06/07 a 06/07/07 no ifcs

seminário ousia
de estudos clássicos :
a poetica de aristóteles
15/10/07 a 19/10/07 no ifcs

 

 

 

números anteriores

numero 1 2007
numero 2 2008
numero 3 2008

numero 4 2009
numeros 5 e 6 2010



 

ppgf
ifcs
ufrj
ousia
ciph
transeuropéennes

elos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Creative Commons License
esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.